terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Redes Sociais & Evangelismo pela Internet

É interessante analisar o quanto o acesso à internet tem alavancado com o progresso das redes sociais. Nunca em uma geração as pessoas ficaram tão conectadas e as estatísticas provam:
  • Dos 76 milhões de internautas brasileiros, 47 milhões navegam todos os dias. O Brasil é o segundo país no mundo em acessos diários no Facebook. (Fonte: UOL - 2013)
  • No Brasil, 36% do tempo online é gasto em mídia social, de acordo com estatísticas de 2013 da ComScore. (Fonte: Forbes.com - 2012)

Enfim, são alguns pontos que eu queria tratar antes de falar sobre evangelismo pelas redes sociais.


O que é Evangelismo?

No sentido bíblico da palavra, evangelismo é proclamar as boas novas do Reino de Deus. É fazer a palavra de Deus chegar ao conhecimento do povo. (Mc 16:15 "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."). 
Diante disso, analisar alguns pontos para entender se fazemos evangelismo ou filosofamos com a Bíblia. Lembre-se: Evangelho é a mensagem do Senhor Jesus Cristo e Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.


  1. Como alguém pode receber as Boas Novas de Jesus se não sabe que "...todos pecaram e carecem da glória de Deus. (Rm 3.23)" e que "O salário do pecado é a morte... (Rm 6.23).?????
  2. Alguém pode dizer que entregar um panfleto e dizer "Jesus te ama" é evangelismo e, em parte, eu creio que Deus pode usar essa ferramenta para atrair alguém a Ele, porém, vai além disso. Ninguém faz Quimioterapia sem saber que está com Câncer, assim, nenhum homem pode ser impactado pelas boas novas sem que saiba a condição real da sua alma.
  3.  Tudo o que não provém da fé é pecado (Rm 14.23), sendo assim, falar de Jesus sem viver Jesus é no mínimo estranho. Muitas pessoas são evangelizadas através do nosso testemunho pessoal. É como a parábola do pai e do filho... "Disse o pai: -Filho, veja bem por onde você anda! O filho replicou: -Veja bem por onde anda o Senhor, porque eu sigo seus passos!" Nesse sentido, pessoas leem o livro da nossa vida e se vivermos em santidade no falar, agir, vestir, olhar e etc, muitos serão atraídos ao Senhor com poucas palavras.
Se o nosso desejo é anunciar a Salvação nas redes sociais, devemos fazê-lo mas não de qualquer jeito. A fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus. Vejo muitas fotos que trazem uma mensagem de motivação através de versículos bíblicos. Muitas pessoas que não conhecem Cristo curtem, compartilham mas em maioria não são atraídas, porque estamos dando água das "cisternas rotas" e não da "fonte da vida". Não tenha receio do que vão pensar sobre você, e sim, de que pode ser a última chance dessas almas e se não pregarmos poderá ser tarde demais.

Que Deus abençoe a sua vida!

Em Cristo,


Arthur Coelho